quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Crítica sobre poema

"Hino do Vasco"

(Letra e música: Lamartine Babo)

Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome do heróico português
Vasco da Gama a tua fama assim se fez
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-Sul, Norte-Sul deste país
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar

No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és o traço
De união Brasil-Portugal

Após muito pensar sobre qual poema escolher, decidi escolher um poema que sem dúvida é o poema que significa mais pra mim. O poema escolhido, foi o hino popular do meu amado time Clube de Regatas Vasco da Gama (Leia-se hino popular pois o vasco tem dois hinos, esse é o mais conhecido mas não é o oficial).
Esse hino foi escrito pelo grande compositor e poeta Lamartine o qual compôs hinos para praticamento todos os grandes clubes do Rio de Janeiro. Esse belo poema foi escrito em 1949.
Logo no início desse poema Lamartine escreve: "vamos todos cantar de coração A cruz de malta é o meu pendão".
Pendão de acordo com o dicionário de língua portuguesa FTD significa: "pedaço de pano, de uma ou mais cores, que serve como símbolo para uma nação: bandeira, estandarte, lábaro..." A cruz de malta é o símbolo que simboliza o vasco da gama e que está presente dentro do brasão alvirubro. Esse símbolo na época da fundação vascaína era da Cruz de Jesus Cristo porém ao longo dos anos se substituiu pela Cruz de Malta.
O poeta diz a seguir: "Tu tens o nome do heróico português", pois o clube tem o nome do grande navegador Vasco da Gama.
E para finalizar a primeira estrofe: "Tua estrela, na terra a brilhar Ilumina o mar " a estrela na terra a brilhar são os títulos que ja haviam sido conquistados no futebol e o iluminar do mar são as glórias conquistadas nos esportes náuticos.
E no segundo e último paragrafo: "No atletismo és um braço No remo és imortal No futebol és o traço De união Brasil-Portugal ", e lembra a nação vascaína que o clube não é apenas um clube de futebol, mas sim um glorioso clube de diversas modalidades. E a união Brasil-portugual é citada por causa que o clube foi fundado por portugueses.

Stefan Hasse de Sousa

Nenhum comentário: