sábado, 10 de novembro de 2007

Meditação

"Quando somos pacientes, coisas que normalmente consideraríamaos muito dolorosas acabam não parecendo tão ruim. Ao contrário, quando não existe a tolerância paciente, até as menores contrariedades parecem insuportáveis. Tudo depende de nossa atitude diante dos fatos"
Dalai Lama

Muitas pessoas ao procurarem praticas budistas se questionam: Pra que serve meditar, o que eu ganho em passar 40 minutos do meu dia sem fazer nada, parado em frente a uma parede branca?
Segue a minha resposta:
Você ganha a oportunidade de experimentar um pouquinho de buda. Meditar diferente do que muitos pensam não é não pensar em nada. Meditar é sentar-se em uma posição confortável com a espinha reta, os olhos ligeiramente fechados olhando para baixo em um angulo de 45 graus e não dar atenção aos pensamentos, deixar eles fluirem. Nossas mentes são como copos de água salina que estão constantemente em movimento e por isso o sal fica misturado a água não nos deixando (certas vezes) ter clareza nos pensamentos.
Ao meditarmos acalmamos nosso corpo e espírito e isso faz com que a água da nossa mente se acalme possibilitando a decantação do sal. Logo, a água fica cristalina e podemos ver com clareza as coisas.
Além disso a meditação torna as pessoas mais pacientes e isso também contribui para que elas consigam ver as coisas com clareza (paciência citada no texto de Dalai Lama acima)

Albert Ohira Dias

Nenhum comentário: