segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Auto-estima



Hoje em dia, os manuais de auto-ajuda são tão populares quanto os celulares ou a internet. Eles ensinam como ficar rico rapidamente, como atrair a sorte e como evoluir profissionalmente. Se tudo que é dito nesses manuais fosse resumido, resultaria em um único conselho: acredite em você mesmo, tenha confiança em si próprio, goste de você..
A auto-estima é muito importante para as famílias, os amigos, as equipes esportivas, etc. Em todos os ramos de atividades as pessoas necessitam acreditar na sua capacidade, no seu potencial, nos seus conceitos. Todo aquele que acredita em si e acredita em suas idéias, se torna naturalmente forte, capaz de levar adiante suas metas.
Antigamente se acreditava que a auto-estima se formava na infância, porém se sabe que a qualquer momento de nossas vidas, ela pode ser alterada. Existem métodos que podemos utilizar para mudarmos os falsos conceitos e idéias que casualmente podemos ter. Quando temos algum pensamento negativo a respeito de nossos valores e capacidade, devemos avaliar se tem ou não fundamento. A melhor maneira de corrigirmos nossos erros e nossos defeitos é parando para analisá-los e corrigi-los.
A pessoa que é orientada tem senso crítico em relação ao seu potencial. Sabendo administrar os seus valores e tendo consciência de suas limitações, levará sua vida num sentido construtivo, seja no meio profissional ou pessoal. Então, podemos concluir, que é tão errado a pessoa se julgar mais do que é, assim como se valorizar menos do que merece.
Fernanda Guimarães

Um comentário:

2Ab tronic disse...

para mim, este assunto e muito importante, pq a base de uma pessoa bem sucedida 'e a auto_estima,,, sem elas nao vamos a lugar nenhum,,, se nao acreditamos em nos mesmos? quei ira acreditar???
portanto devemos iniciar tudo, com uma boa porcao de AUTO_ESTIMA